OURÉM – Livro “Ourém, nos caminhos da palavra” foi apresentado

OURÉM – Livro “Ourém, nos caminhos da palavra” foi apresentado

As Paróquias de Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Misericórdias promoveram o lançamento do livro “Ourém, nos Caminhos da Palavra – Por entre Luzes e Sombras”. A iniciativa decorreu no Centro Pastoral de Nossa Senhora da Piedade e contou com a presença do Cardeal e Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e do Presidente do Grupo Tecnorém, Carlos Baptista, patrocinador da edição em causa. O livro agora editado reúne as comunicações do ciclo de conferências sobre a presença cristã em Ourém “Por entre luzes e sombras…” e a informação disponível sobre Santa Teresa e o Mártir Beato Simão Lopes de Ourém, recolhida no âmbito da exposição coletiva “Santos da Terra”. Este ciclo de conferências, que contou com apoio do Município de Ourém, resultou de uma parceira entre as paróquias de Ourém (Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Misericórdias), no contexto da celebração do Centenário da Restauração da Diocese de Leiria.

A sessão de lançamento do livro “Ourém, nos Caminhos da Palavra – Por entre Luzes e Sombras” contou com a intervenção de alguns autores das comunicações apresentadas no ciclo de conferências, nomeadamente Ana Saraiva, António Rodrigues Baptista, Monsenhor Luciano Guerra, Poças das Neves e João Costa Bernardes (não presencialmente mas enviou comunicação), momento no qual partilharam as dificuldades sentidas na preparação das diferentes conferências e possíveis caminhos de investigação na área temática abordada. Luís Miguel Albuquerque felicitou todos os envolvidos no processo que conduziu à edição deste livro, realçando a importância do estudo e preservação das nossas memórias comuns e os investimentos que a autarquia continua a implementar na promoção cultural do nosso concelho, tanto nas diversas iniciativas que promove como na melhoria de várias infraestruturas. Entre a vasta assistência marcaram presença os Vereadores Natálio Reis, Isabel Costa e Rui Vital, além dos Presidentes de Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias e Fátima, Luís Oliveira e Humberto Silva, respetivamente.

O lançamento do livro “Ourém, nos Caminhos da Palavra – Por entre Luzes e Sombras” teve acompanhamento musical do Coral Cantabo e encerrou com um momento de convívio entre todos os participantes. www.cm-ourem.pt