FERREIRA DO ZÊZERE – Biblioteca Municipal assinala 15 anos de existência. Foi...

FERREIRA DO ZÊZERE – Biblioteca Municipal assinala 15 anos de existência. Foi Jorge Sampaio que inaugurou a estrutura

A Biblioteca Municipal Dr. António Baião, de Ferreira do Zêzere, é um serviço público de natureza informativa e cultural do concelho ferreirense. Foi inaugurada a 11 de fevereiro de 2004 pelo Presidente da República, Jorge Sampaio. No dia 12 de fevereiro irá assinalar, então, mais um ano de “vida”, com a presença dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere. Com 3794 utilizadores inscritos e com uma média de visitas diárias de 140 tendo por base pesquisas na internet e realização de trabalhos escolares, estudo e leitura presencial, empréstimo domiciliário de livros, revistas, música e cinema, internet, jogos e convívio. A Biblioteca Municipal é para todas as idades e – com excepção das impressões ou fotocópias – todos os serviços são gratuitos. Integra a Rede de Bibliotecas de Ferreira do Zêzere e a Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo. Desde fevereiro de 2018 é uma das 31 Bibliotecas Municipais portuguesas que faz parte da Rede Associada da UNESCO.

A Biblioteca Municipal Dr. António Baião assume em Ferreira do Zêzere um papel fundamental.

– É porta de acesso ao conhecimento, pela disponibilização de 23 mil documentos de todas as classes do saber, todos em empréstimo domiciliário, com atualização permanente e de forma descentralizada nas Juntas de Freguesia, nas maiores Empresas do concelho, nas Escolas e a todos os que não possam deslocar-se por incapacidade física.
– É a única sala de exposições do concelho, onde mensalmente se pode ver o trabalho de vários artistas de várias manifestações artísticas.
– É o clube de vídeo e sala de cinema do concelho. Disponibilização de cerca de 1500 Dvd’s e Cd’s para empréstimo.
– É um ponto de acesso ao mundo com disponibilização gratuita de internet em 15 computadores e rede wireless livre.
– É sala de formação em varias áreas.
– É espaço de contos, fantasias e jogos para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.
– Local de estudo e tranquilidade aos alunos do secundário e universitários.
– É ponto de encontro e de convívio à comunidade.