ATLETISMO – Campeonatos de Portugal em Pista Coberta. Margarida Mota (U. Tomar)...

ATLETISMO – Campeonatos de Portugal em Pista Coberta. Margarida Mota (U. Tomar) chegou ao pódio

Realizou-se no passado fim-de-semana, dias 13 e 14 de fevereiro, em Braga, no Altice Forum de Braga, o Campeonato de Portugal em Pista Coberta, organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo em conjunto com a Associação de Atletismo local. Esta é a competição mais importantes do calendário nacional no que às provas em pista coberta diz respeito, e, como é logico, contou com a presença dos melhores atletas nacionais nas diversas disciplinas. Em tempo de pandemia, o acesso a esta mesma competição revelou-se extremamente difícil face às restrições relativas ao número de pessoas presentes no interior do edifício, assim, com tão poucas vagas para disputar estes campeonatos, é de louvar o facto de o União FCI de Tomar ter sido representado por nada menos que 6 atletas, sendo um dos clubes mais representados a nível nacional.

Margarida Mota Medalha de Bronze no Salto em Altura
O destaque maior vai para o 3º lugar e correspondente medalha de bronze para Margarida Mota que participou na prova de Salto em Altura e transpôs a fasquia a 1,63m ficando a apenas 3cm da segunda classificada.

Gustavo Rodrigo, Manuel Dias e João Valente em lugar de Finalistas
Na segunda jornada, Gustavo Rodrigo e Manuel Dias participaram na eliminatória da prova de 60m Barreiras onde alcançaram um lugar entre os finalistas, na prova final que se realizaria no final da jornada. Manuel Dias chegou mesmo a melhorar a sua marca pessoal ao correr a eliminatória em 8’’50 enquanto Gustavo terminara com o tempo de 8’’63. Na final, inverteram-se os papéis, Gustavo foi o primeiro unionista a cortar a meta, igualando o seu recorde pessoal com 8’’55 ficando no 5º posto nacional e, Manuel, terminou logo de seguida na 6ª posição com 8’’60. Entre estas duas provas realizaram-se os 3000m masculinos, onde João Valente correu na primeira série, ficando na terceira posição da mesma, com um novo máximo pessoal na distância de 8’18’’94. Feitas as contas com os tempos alcançados na segunda série, João Valente terminou num excelente 7º lugar a nível nacional.

Sofia Marmelo e Maria José Pinto com melhores marcas do ano
Nos 3000m femininos, Sofia Marmelo e Maria José Pinto correram na primeira série e mostraram estar na sua melhor forma desta época, ao terminarem ambas com a sua melhor marca desta presente temporada. Sofia terminou as 15 voltas à pista em 10’25’’30’’ e Maria em 10’28’’61, ficando, respetivamente, em 11º e 13º lugar. A Secção de Atletismo do União FCI de Tomar