COIMBRA – PSP em combate ao tráfico de droga. Um homem foi detido e houve registo para a apreensão de centenas de doses

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Coimbra, através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial da Figueira da Foz, deteve um cidadão, de 60 anos, em flagrante delito, pelo crime de tráfico de estupefacientes. Numa ação de combate ao tráfico de droga, foi intercetado o indivíduo na posse de produto.
Após diligências policiais, apreenderam-se 570 Doses de haxixe, sete de liamba e 11 doses de ecstasy, para além de diversas plantas que se suspeita de serem Cannabis Sativa. As autoridades apreenderam, ainda, 3250 euros. Com esta ação, o Comando Distrital da PSP de Coimbra acredita «ter contribuído mais uma vez de forma significativa para o cimentar do sentimento de segurança na cidade da Figueira da Foz e áreas limítrofe».

ALMEIRIM – Homem perdeu a vida no Tejo. Aconteceu em Porto dos Cucos

Um homem, de 46 anos, perdeu a vida no rio Tejo, precisamente na zona de Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim. O alerta foi dado na tarde deste domingo, sendo que a vítima, de nacionalidade brasileira, foi encontrada cerca de uma hora após o alerta.
Houve registo para a mobilização de operacionais da Força Especial de Proteção Civil, em conjunto com os Bombeiros Voluntários de Almeirim e de Salvaterra de Magos. As buscas ocorreram, precisamente, em Porto dos Cucos. Foto Força Especial de Proteção Civil/Facebook

OURÉM – Apresentação pública da sepultura dupla descoberta na Vila Medieval

As celebrações das Jornadas Europeias do Património tiveram continuidade, na tarde de 24 de setembro, no Auditório do Paço dos Condes com uma apresentação pública da sepultura dupla descoberta na Vila Medieval de Ourém. A Vereadora Micaela Durão recebeu a investigadora oureense Dulce Neves, antropóloga biológica e doutoranda do CIAS da Universidade de Coimbra e da Sapienza’ Universidade de Roma, responsável pela apresentação dos resultados. Dulce Neves revelou que a sepultura identificada pela equipa que escavou na vila medieval, no âmbito do projeto de reabilitação do Castelo e Paço dos Condes, se trata de um caso inédito a nível mundial nesta área da paleopatologia.
O objeto em causa, uma sepultura medieval de uma mulher adulta e um bebé com aproximandamente 28 semanas de gestação, revelava evidências da doença infecciosa brucelose. A apresentação abordou ainda os próximos passos desta investigação, que irá juntar um conjunto de investigadores de várias instituições portuguesas e internacionais. www.cm-ourem.pt

BOMBARRAL – GNR deteve homem que ameaçou de morte a sua companheira

Um homem, de 68 anos, foi detido pela Guarda Nacional Republicana pela prática de violência doméstica. Aconteceu no Bombarral, distrito de Leiria. Na sequência de uma denúncia, os militares da GNR apuraram que o suspeito infligiu ameaças psicológicas e ameaças de morte à vítima, a sua companheira de 71 anos.
O indivíduo acabou por ser detido e foi ainda apreendida uma arma de fogo. O homem foi presente a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal Judicial de Leiria, onde lhe foi decretada a medida de coação de proibição de contato com a vítima. Foto ilustrativa

TOMAR – Boas notícias! GNR localizou senhora que estava desaparecida desde segunda-feira. Mulher estava caída em local ermo. Já está a ser devidamente acompanhada

Uma senhora, de 82 anos, que estava desaparecida desde esta segunda-feira, no concelho de Tomar, foi localizada pela Guarda Nacional Republicana, precisamente pelas 22 horas desta terça, «caída num local ermo», refere um esclarecimento do Comando Distrital de Santarém. «A mulher apresentava sinais de desorientação e incapacidade para se movimentar pelos próprios meios, sendo acionada a assistência médica para o local», acrescentou o mesmo texto. O desaparecimento de idosos é um fenómeno para o qual a GNR «tem estado particularmente atenta, não só pelo esforço desenvolvido no sentido de permitir a localização dos desaparecidos, mas sobretudo pela prevenção deste tipo de ocorrências, alertando para a problemática».

Nesse sentido, a Guarda alerta para o seguinte:

– Os familiares devem estar cientes se os idosos ainda estão nas suas plenas capacidades físicas e psíquicas, para poderem sair de casa sozinhos, sem correrem o risco de se perderem;

– Os familiares devem procurar conhecer as rotinas dos idosos e ter informação sobre o local para onde estes pretendem ir quando saem de casa, para que, no caso da chegada tardar mais do que o previsto, possam por aí iniciar a sua procura;

– Sempre que possível, os idosos devem fazer-se acompanhar de um telemóvel ligado, para que, em caso de necessidade, possam contactar ou serem contactados pelos seus familiares e, em caso de desaparecimento, serem mais facilmente localizados através de localização celular;

– Os idosos devem ter sempre na sua posse os contactos dos seus familiares, para que, em caso de desorientação, outras pessoas possam entrar em contacto com os mesmos.

A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Tomar, Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Tomar e com o apoio dos Bombeiros Municipais de Tomar.

ABRANTES – Está confirmado. Bloco de Partos e Urgência de Obstetrícia com acesso condicionado a partir das 9 da manhã desta quinta-feira

Está confirmado: a partir das 9 da manhã desta quinta-feira, o Bloco de Partos e a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital dr. Manoel Constâncio, em Abrantes, irá estar com o acesso condicionado às utentes, mesmo aquelas que se encontrem em situação mais delicada. Estes transtornos irão prolongar-se por 24 horas. Ou seja, a normalidade só será reposta às 9 da manhã de sexta-feira.
Mas será por pouco tempo uma vez que o Portal do Serviço Nacional de Saúde adianta que a partir de Domingo, também pelas mesmas 9 horas, haverá lugar a mais constrangimentos, neste particular ainda sem a amplitude temporal definida. Por outro lado, sublinhe-se que os hospitais de Santarém, Coimbra e Leiria não têm qualquer horário condicionado durante os próximos dias.

ENTRONCAMENTO – Empreitada para a diminuição de perdas de água entra na fase final. Município sugere aos cidadãos para que «providenciem reservas»

O Município do Entroncamento fez saber, em comunicado, que «durante os próximos meses de Outubro e Novembro os trabalhos da Empreitada de Diminuição de Perdas de Água no Sistema Distribuidor do Concelho entra na fase final». Em esclarecimento publicado nas redes sociais, a autarquia recorda que esta fase «é caracterizada pela intervenção em condutas de grande dimensão e com idade avançada. Serão intervenções particularmente complexas e com elevado grau de incerteza quanto à sua duração. Durante o intervalo de tempo referido poderão ocorrer, diminuições de pressão em todo o concelho e condicionamentos de abastecimento em zonas especificas», adverte o mesmo texto.
Os condicionamentos de abastecimento programados serão anunciados com a devida antecedência, referindo os arruamentos onde se efetuarão e a amplitude horária prevista. Aliás, o Município sugere aos consumidores «que providenciem reservas para os consumos de água inadiáveis durante o período de falhas no abastecimento», sendo que «não é aconselhável o consumo e a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento». Ou seja, só deve consumir depois de retomada a normalidade no abastecimento, quando a água se apresentar transparente.

TOMAR – RedFénix promove ação sobre Cibersegurança e Segurança da Informação

A RedFénix, de Tomar, vai promover uma ação de sensibilização dedicada à Cibersegurança e Segurança da Informação. Será nesta quinta-feira, no Complexo Cultural da Levada, pelas 17 e ainda pelas 19 horas.
A segurança dará o mote a um evento informal onde se irá abordar a Motivação para a cibersegurança e segurança da informação nas organizações; as boas práticas empresariais e individuais e a gestão e controlo de acessos à rede informática.

DUATLO – Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se campeão nacional

O Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se campeão nacional de duatlo, tanto no setor masculino como no feminino, ao vencer coletivamente o Duatlo de Lagoa, última etapa do Campeonato Nacional de Duatlo por Clubes. Uma conquista inédita para equipa feminina do clube de natação torrejano, mas para a equipa masculina, este foi o 2º campeonato nacional alcançado nesta vertente, depois ter sido campeão nacional em 2019. Num campeonato nacional que foi composto por 4 etapas, o Duatlo tem na corrida e no ciclismo, as duas modalidades que fazem parte dos 3 segmentos que compõem a prova disputada em formato sprint (5km/corrida, 20km/ciclismo e 2,5km/corrida), ou em formato de super-sprint (2km/corrida, 8,5km/ciclismo e 1km/corrida) por equipas de estafetas. Em Lagoa, no Algarve, individualmente em absolutos, os pódios foram totalmente preenchidos por atletas do Clube de Natação de Torres Novas. No setor masculino, logo de início os atletas torrejanos tomaram a liderança da prova, formando um grupo de 5 atletas no ciclismo, que discutiram os primeiros lugares no último segmento de corrida. João Nuno Batista, depois de ter alcançado o título de campeão europeu de juniores em Bilbau há 1 semana atrás, venceu esta última etapa do nacional de duatlo, com mais 4 atletas de Clube de Natação fecharem o top 5. Tiago Fonseca no 2ºlugar, Gonçalo Oliveira no 3º, Luís Moleiro no 4º e Guilherme Pires no 5º, e ainda Adriano Correia no 7ºlugar. Na prova feminina desenrolou-se uma história idêntica à prova masculina, com as cores azuis torrejanas a preencherem totalmente o pódio. Maria Tomé venceu, Ana Ramos foi 2ª e Beatriz Ferreira 3ª. Mariana Correia terminou na 12ª posição.
CAMPEONATO DA EUROPA DE TRIATLO DE MÉDIA DISTÂNCIA – João Ferreira, do Clube de Natação de Torres Novas, alcançou um excelente 7º lugar no Campeonato da Europa de Triatlo em média distância (1900m/natação, 90km/ciclismo e 21,1km/corrida), que se realizou no sábado, 24 de setembro, em Bilbau, depois de ter obtido o 4ºlugar no campeonato da europa de longa distância, na Holanda há duas semanas. João Ferreira concluiu esta competição europeia na distância Half Ironman com um tempo de 3h49m47s. Mais um excelente resultado internacional alcançado no triatlo de média e longa distância por este atleta do clube de natação torrejano, e nas quais está apostado a continuar o seu percurso como triatleta.

TOMAR – Aida Duarte em exposição no Agrupamento de Escolas Templários

Será inaugurada, a 7 de Outubro, a exposição de Aida Duarte, numa organização do Agrupamento de Escolas Templários, de Tomar. Em cada mensagem que transmite transpõe-se a ela própria. Entrega-se a este labirinto infinito de tons, pupilando cores e imagens, que se desfazem contra a seda numa infinidade de vezes. Ninguém domina o talento quando ele é verdadeiro e genuíno.
A maturidade artística consiste em saber expressá-lo num ato de amor e coragem.” A abertura será pelas 18 horas, na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, na Escola Jácome Ratton, iniciativa integrada no Projeto Cultural de Escola – Plano Nacional das Artes. A Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro tem como objetivo central a transformação do espaço escolar, com a inserção de obras a fruir.