ALCANENA – AQUANENA assina Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas

ALCANENA – AQUANENA assina Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas

A Empresa Municipal AQUANENA (de Alcanena), representada por Nuno Silva, Presidente do Conselho de Administração, Isabel Pires, Administradora Executiva, e Miguel Guerreiro, Diretor de Exploração, assinou no dia 24 de maio, no Centro de Interpretação do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”. A iniciativa, que resulta do trabalho da Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas da APDA – Associação Portuguesa dos Distribuidores de Água, pretende reunir o máximo de entidades signatárias, contando já com a adesão da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses. Nesta sessão, para além da AQUANENA, assinaram o documento 16 outras entidades.

O documento está alinhado com instrumentos europeus já implementados em Portugal, como o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e a Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima, visando firmar a intenção de todos os envolvidos no setor a implementar medidas de adaptação e mitigação, entre as quais se destacam as relacionadas com a economia circular, melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das alterações climáticas.

Não obstante todo o trabalho já desenvolvido até à data, é certo que, no seu conjunto, o setor dos serviços de abastecimento e saneamento de água urbana pode ir mais longe no seu dever de apoiar, propor e operacionalizar estratégias e medidas para o combate à emergência climática. Face ao exposto, a APDA, diferentes entidades, municípios e entidades gestoras, como a AQUANENA, declararam o seu compromisso em impulsionar os esforços necessários para a Adaptação e a Mitigação às Alterações Climáticas, em particular no que se refere aos serviços de águas, para garantia das gerações futuras.